Além de reuniões estratégicas, grupo de pesquisadores conheceram o Campus Coração Eucarístico, da PUC Minas
Membros do Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (NECT), do Anima PUC Minas, realizaram, nos dias 8 e 9 de setembro, o primeiro encontro presencial desde a criação do grupo. Dentre as atividades estavam visitas a departamentos e institutos do Campus Coração Eucarístico, além de reuniões estratégicas. Coordenado pela professora Fernanda Medeiros, compõem o grupo os pesquisadores Aline Amaro da Silva, Alzirinha Rocha de Souza, Moisés Sbardelotto e Vinícius Borges Gomes.
Na primeira atividade, eles foram recebidos pelo reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, que manifestou sua alegria em ter a visita do grupo constituído desde agosto de 2021 e que tem contribuído para a sociedade com pesquisa de qualidade, e apresentou alguns pró-reitores da instituição.
O professor Sérgio Hanriot, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, destacou a variedade de programas e linhas de pesquisa existentes na universidade. O professor Wanderley Chieppe Felippe, pró-reitor de Extensão, enfatizou a importância dos projetos de extensão como uma ponte com a sociedade e que, atualmente, existem 70 parcerias em projetos, oportunizando aos estudantes a prática dos conteúdos aprendidos. Também presente na reunião, o professor Sérgio Silveira Martins, pró-reitor de Recursos Humanos, apresentou alguns números de funcionários da universidade e o contexto da própria Arquidiocese de Belo Horizonte.
Para o diretor do Instituto de Filosofia e Teologia (IFT) da PUC Minas, professor Padre Evandro Campos Maria, as áreas de pesquisa dos membros do NECT é de extrema relevância para os departamentos que compõem o IFT: Filosofia, Teologia e Ciências da Religião.
Ao fim deste primeiro encontro, o coordenador do Anima PUC Minas, professor Padre Aureo Nogueira destacou os núcleos que compõem o Sistema de Formação, Identidade e Missão da Universidade e conduziu uma visita às dependências recém inauguradas.
Encontro com Dom Walmor
Membros do NECT com Dom Walmor, Dom Joaquim Mol e os professores padres Renato Alves de Oliveira, Evandro Campos e Aureo Nogueira (Créditos: Raphael Calixto)
Na manhã da sexta-feira, 9, o grupo teve a oportunidade de um encontro fraterno com o arcebispo de Belo Horizonte e grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Na ocasião, os membros do NECT se apresentarem e partilharam um pouco das suas áreas de pesquisa.
Para Dom Walmor, a constituição de um grupo com perfil de pesquisa entre comunicação e teologia é uma forma de ajudar o mundo a ser melhor e a se abrir. “Quando vejo essa experiência, eu me inspiro. Porque ouvir esse tipo de intercâmbio é uma oportunidade para construir novos horizontes entre a Teologia e outras áreas. É uma novidade no modo de ensinar e fazer Teologia a partir de diálogos”, afirmou o arcebispo.
Influenciadores da fé
A primeira pesquisa do grupo, ainda em andamento, já teve publicação na Revista Rumores, da Escola de Comunicações e Artes da USP, com o título Influenciadores digitais da fé: celebridades ou evangelizadores?
O artigo é fruto da pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo grupo há mais de um ano e apresenta uma reflexão inicial sobre o conceito de influenciadores digitais, considerando perspectivas anteriores dos estudos de celebridades. Segundo o resumo da publicação, o objetivo é propor novas dimensões para a análise desse fenômeno circunscrito no ambiente da fé. Buscando apreender os fenômenos socioeclesiais gerados a partir dos processos interacionais em rede, pretende-se discorrer sobre métodos capazes de ajudar a compreender os elementos teológicos e comunicacionais que compõem o campo específico dos influenciadores digitais da fé.
Fonte: Portal Via Humanitatis
Fotografia: Raphael Calixto
Comentários